terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Por favor, tenha paciência...

7. O aprendizado, no começo, é lento

Não é possível ignorar que, se nem mesmo o Calendário Gregoriano está correto, haja discordâncias nas coisas relacionadas com os astros, destes para com as efemérides e disto para com a vida no planeta e nos demais sistemas. Muitas são as declarações sobre as Eras Zodiacais e, consequentemente também, é normal, que haja discrepâncias sobre o inicio da Era de Aquários e sobre outros temas centrais da Filosofia e da Religião.
Frequentemente nos deparamos com afirmações de que a Era Aquariana já começou, que vai durar certo período de tempo, que ela é o resultado de um fenômeno astronômico ou astrológico, que tem determinadas características, ou que, sob sua influência, o homem estará capacitado a realizar certas ações específicas. Para quem aceita a influência dos signos na personalidade dos nascidos sob essas configurações, aceitar as influências de uma Era de mais de dois mil anos sobre toda a humanidade fica sendo uma tarefa facilitada.
Os incrédulos continuarão incrédulos. Para os desejosos de saber queremos apresentar aqui alguns ensinamentos da Fraternidade Rosacruz sobre o assunto.
A Era de Aquário ainda não começou, apesar de sentirmos já a sua influência, e tardará ainda mais uns seiscentos anos até que ela chegue realmente, ou seja, isto acontecerá por volta do ano 2654 da atual Era Cristã.

Como se calcula

É um tanto difícil explicar como a Astronomia define a duração de um ano, a compensação com os dias bissextos para arredondar a conta e os estudos das precessões. O que seria uma precessão? Grosso modo, é o andar de ré de um corpo celeste em relação a outros.
A nossa Lua, por exemplo, anda em velocidade menor que a da Terra, por isso temos a Lua Nova e a Lua Cheia a cada 14 dias e uma horas. A progressão da Lua, ao redor da Terra, faz com que ela se apresente a cada anoitecer (que é quando ela se faz mais visível) sempre um pouco mais tarde todos os dias no horizonte Leste.
O mesmo raciocínio é aplicado às Eras. O Zodíaco corre pra traz. Áries vem depois de Touro, só para exemplificar. Assim, a era que vai é a de Peixes e a que vem é a de Aquário, que será seguida pela de Capricórnio e assim por diante.   
Quando se diz que já estamos na Era Aquariana pode ser explicado pela diferença que existe entre as constelações zodiacais e o chamado "Zodíaco Intelectual". Um determinado grupo de estrelas fixas no céu chama-se Áries; outro grupo, localizado perto de Áries chama-se Touro; um terceiro grupo chama-se Gêmeos, e assim por diante. Estas doze constelações ou grupo de estrelas, como são vistas no céu desde a Terra, ficam sempre no mesmo lugar e na mesma posição relativa entre umas e outras. Através destas constelações viaja o Sol, ano após ano, com precisão invariável. Mas, devido a que o eixo da Terra se inclina para o Sol e tem um movimento cambaleante, parecido ao movimento de um pião quando está perdendo sua força, o movimento do Sol parece ser irregular. Cada ano, quando o Sol entra na constelação de Áries cruzando o Equador da Terra, ele o faz um pouco antes do que no ano anterior. O Sol precede, e este é o motivo pelo qual os astrônomos falam na "precessão dos equinócios". Isto quer dizer que o Sol parece cruzar o Equador no equinócio vernal ou começo da primavera, cada ano um pouco antes do ponto no qual cruzou o Equador no ano anterior. Portanto, se um ano cruzou o primeiro grau de Áries, no ano seguinte cruzará ligeiramente a constelação de Peixes, desde o primeiro ponto de Áries e assim sucessivamente. Na verdade, este movimento retrógrado é tão lento, que o Sol demora quase 72 anos para cruzar um grau, ou seja, cerca de 2.156 anos para passar por um signo, ou 25.868 anos aproximadamente para passar, em movimento retrógrado, pelos doze signos. Este último período é chamado um Grande Ano Sideral, como já nos referimos.
Considerar estas coisas é um exercício de iniciação que capacita o leitor a entender porque tal coisa é assim e outra coisa não é igual.
Este nosso exercício de aprofundamento será um tanto lento agora nas primeiras semanas de nossos diálogos, mas depois irá acelerando-se. Espero que você tenha paciência e, se necessário, retorne à leitura de capítulos anteriores para tomar ciência de todo o conjunto de idéias. Você vai precisar. É como um curso no qual ter ciência disto e daquilo será decisivo para chegar ao diploma. Até o próximo encontro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário