terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

989-Desenvolvimento de uma Cultura de Interação


e.Treinar a aliança com a Natureza

A experiência vivencial que ofereço a seguir visando o melhor encaminhamento desta proposta cultural, na verdade, deveria ser lida em voz alta, pausadamente, e gravada. O gravador deve ser levado pelo interessado para um ambiente de floresta ou praia deserta, onde cada um trabalhará o aguçar dos seus sentidos, ficar descalço, sentar-se ou deitar-se o mais confortavelmente possível, fechar os olhos, como disse, aguçar a percepção e colocar para rodar a gravação que dirá:
“Percebo como é firme e carinhosa a Terra que está sob meus pés.
Sinto suas emanações magnéticas, sua segurança, seu abrigo, sua acolhida. Esvazio lentamente os pulmões, retirando deles e do diafragma todo o ar que ali está. Inspiro devagar sentindo o frescor, o carinho e a energia do oxigênio oferecido por este ambiente. Percebo o ar puro que emana deste ambiente, acarinhando meu rosto, minhas orelhas, meus lábios, num terno beijo de amor e respeito. Aquele filete de água vertendo do ventre da terra, não é uma lágrima. Nem as gotas de chuva podem ser entendidas como lágrimas. São oferendas. Como também a brisa e os raios solares são oferendas. O planeta e sua natureza oferecem-me ar puro, água pura, energia limpa, nutrientes íntegros, néctares, remédios, fibras, clorofila e todos os demais elementos... O planeta e sua natureza oferecem-me flores, frutos e perfumes... Oferecem-me revoadas de borboletas e de pássaros, que também cantam suas canções e seus hinos de louvor à vida... Vida esta na qual me incluo.
O planeta e sua natureza oferecem-me dançares e malabarismos de peixes, bailados de rica coreografia e profusão de cores... Tudo quanto aqui relato e descrevo, nada custa, não é preciso pedir, é só valorizar, é só agradecer, é só respeitar, é só entender e é só servir-se... Tudo isso é vida em profusão. Vida que também está em mim. Veio comigo desde a concepção.
Quero entender que faço parte dessa vida, desse show, dessa apoteose...
Quantas vezes o show me pertence, o bailado é meu, o canto é meu, ou deveria ser meu... E quantas vezes neguei fazer o show, tive vergonha de bailar, tive medo de cantar, endureci para a vida, emudeci para a melodia, ceguei para a beleza, deixei o viço murchar dentro de mim e caí tomado pela inanição ou pela dor... Agora, estou sendo chamado de volta!!! Ouço! Sinto! Compreendo! Escolho! Desabrocho! Desencanto! Venho integrar-me e entregar-me à vida sem reservas, sem negaças, sem medos, sem receios, com dignidade e com altivez!!! Entendo ser este o motivo pelo qual ganhei esta vida! Quero vivê-la! Venho entregar-me à mais importante experiência do ser humano!!! Integrar-me e interagir com a Grande Mãe Natureza para viver com ela uma Apoteose de Amor.
Quero encarar a vida como a maior dádiva e a maior conquista!!!
Quero aprender com a Natureza! Com o Sol, que não nega sua luz a ninguém!
Quero aprender com a Lua, que brilha na obscuridade, porém submete-se à luz principal!
Quero aprender com as águas, que nunca param e nunca negam caminho!
Quero aprender com os pássaros, que sempre têm uma canção para cantar!
E que não têm medo de abrir as asas perante o que aparenta ser um enorme vazio!
Quero aprender com os peixes, que dançam sempre em qualquer ritmo da vida!
Quero aprender com as flores, que se enamoram do Sol, mas são fiéis às suas raízes! E que oferecem sua beleza sem nada pedir em troca!
Quero aprender com as frutas, que são belas por fora e saborosas por dentro!
Quero aprender com as sementes, que concordam em morrer para gerar uma nova vida!
Ao conectar-me com o planeta, com a vida que está nele, quero pedir a Deus que proteja meus pais, que proteja todas aquelas pessoas que me ajudaram. Serei eternamente agradecido a eles e a elas.
Quero pedir perdão por qualquer coisa que tenha feito em seu desabono.
Quero, neste ato, também, perdoá-los irrestritamente por algo que tenham feito em meu desabono. Já esqueci.
E assim, conectado ao planeta e à vida, digo uma oração em ação de graças para o meu Deus...”

AVISO AOS FREQUENTADORES DESTE BLOG

Por razões operacionais, este blog parará de ser abastecido a partir da postagem nº 1.000. Os leitores que apreciem prosseguir recebendo postagens novas, devem migrar para o blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário