terça-feira, 29 de janeiro de 2013

968-Encontro com o Espírito


Você não iria ao encontro com sua alma?

Então aqui vamos aprofundar um pouco mais o nosso modo de buscar interação e integridade espiritual.
Aprendemos o que a Psicologia chama de Self (inicial maiúscula) e self (inicial minúscula). Self = alma; self = ego.
Alguns dos mais antigos escritos sobre as oposições impeditivas à Plenitude falam das incompatibilidades existentes entre a dimensão profana, que se corrompe, e a dimensão sagrada que tem a missão de derrotar as próprias imperfeições para se tornar plena.
Os essênios e os gnósticos do Antigo Egito acreditavam nisso e difundiam o alcance da Plenitude sem a necessidade de alguém que os conduzisse, tipo sacerdote, pastor ou rabino. Por essa razão os primeiros cristãos, que eram muito próximos culturalmente aos essênios e gnósticos, foram perseguidos e executados. Nada diferente foi a sorte dos cátaros no século XII, no sul da França e dos gnósticos do século XIV em diante, quando pelos mesmos motivos foram alcançados pela Inquisição.
Alguns analistas arriscam opinar que se Kardec não fosse francês, país aonde as liberdades floresceram mais cedo, também os espíritas teriam sido alcançados pelas condenações capitais (queimados vivos pela Inquisição) já no início daquela doutrina.
Vale lembrar que em pleno século XX, o padre Leonardo Bof foi condenado ao silêncio em sua “Teologia da Libertação” através de um ato da Sagrada Congregação Para a Defesa da Fé, ex-Santo Ofício. Parece ter sido providencial o surgimento do Espiritismo depois de 1850, pois a moderna crença dos espíritas também dispensa a condução do sacerdote para a obtenção da libertação da alma.
Então, leitor, chegou a hora de entender a fusão, a conexão, a religação do que estava separado, colar o que estava quebrado, libertar o que estava preso. Não é uma tarefa fácil, mas você pode fazer, começar a fazer e fazer completamente.
Não se trata de uma retórica ou uma teoria. Jesus passou por esta prova antes de se tornar Messias, segundo algumas fontes, quando esteve no deserto. Há uma narrativa nos evangelhos de Nag Hammadi (descobertos no Alto Egito em 1945) que descreve a visita recebida pelo menino-adolescente, Jesus, do que ali está descrito como um gêmeo Salvador, a partir do que Ele adquiriu o Conhecimento Messiânico. A Psicologia entende isso como a fusão do Ego com o Espírito.
O maniqueísmo também se refere à mesma coisa havida com o profeta Mani (215-277d.C.), também aos 12 anos, em que recebeu a visita de um anjo gêmeo, do qual recebeu a outorga para proclamar a doutrina. Com Sidarta Gautama não foi diferente. Muito próximo disso foi o que houve com Maomé.
O leitor está convocado a buscar a fusão do ego com o Espírito, iniciando uma caminhada progressiva de identificação entre os dois, através do que o ego será completamente absorvido, isto é, anulado. Não importa o tempo que isso demore. Esta é a meta. Existem razões para acreditar ser este o destino de todos nós.
Na linguagem psicológica de Jung, significa que a Sombra será iluminada, trabalho que tentaremos levar adiante em próximos artigos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário