quinta-feira, 29 de novembro de 2012

928-Iniciar-se para a Meditação


Meditar também com o anjo guardião

Você leu na postagem anterior: tornar-se venturoso no elo com uma árvore, com um rio é o começo de quão mais venturoso será o elo com uma pessoa, porque nós, pessoas, somos o fenômeno mais elevado, o ser mais altamente candidato a tornar-se desenvolvido e chegar a ser anjo.
Leu também que através de uma pessoa podemos alcançar os mais altos picos de experiência. Se você se torna extasiado até com uma pedra, com uma pessoa você sente um êxtase divino acontecendo em você.
Então, para ainda maior conforto, pense no seu anjo de guarda ou seu guia espiritual.

Pense no espírito que mora em você. O que seria ele antes de encarnar?
Faça uma oração, fervorosa oração, uma declaração de amor, de amizade, de respeito ao seu espírito. Perca-se, funda-se conscientemente nele. Quando você se perde conscientemente dentro de alguém, esse alguém se perderá dentro de você; quando você está aberto e flui para dentro do outro, o outro começa a fluir dentro de você e há um profundo encontro, uma comunhão. Aquela figura do yin e do yang um entrando dentro do outro é, exatamente um exemplo do que estamos buscando.  
Parece besteira falar que a gente está fluindo para dentro do espírito da gente. Mas, isso aqui é só figurativo para a nossa mente entender. Eles já podem estar fundidos, mas a nossa mente não entende assim. Queremos ser um só com nosso espírito completamente.
Duas energias se fundem uma na outra. Nesse estado, não há nenhum ego, nenhum indivíduo – simplesmente consciência.
E se isto já experimentamos com a árvore, com a pedra, com o universo, é possível com nosso espírito, é possível com tudo mais. O que os santos chamaram de êxtase, samadhi, é apenas um profundo amor entre a pessoa e todo o universo.

JÁ PODEMOS COMEÇAR

Este ato de amor do ser material que pensa com o ser espiritual que pensa melhor, é um casamento que nem a morte separará. Sabe por que? Toda a experiência realizada pelo espírito no corpo, ficará marcada como história de vida, capital espiritual. Negar esse amor, esse compromisso, essa responsabilidade, é criar turbulências sem necessidade.
Como é que você, matéria, poderia conversar numa boa com você, espírito, se vocês não se conhecem, não se sentem amigos?
Teria de haver identificação entre vocês? Até agora talvez não.
Agora vai, haver!
Então conversem.
O estado meditativo deve ter início com a atenção à respiração, pode evoluir para o entra e sai, como já foi ensinado, deve evoluir para a imaginação de estarem frente a frente a mente terrena e a mente espiritual. Deixar rolar o que virá por aí. Isso é meditar. É só namorar.
 
OBSERVE O INTERVALO NA VIDA COTIDIANA

Em qualquer coisa que esteja fazendo, mantenha sua atenção no intervalo entre as duas respirações. Mas isso deve ser praticado enquanto houver atividade.
Isto deve ser praticado enquanto você estiver numa atividade mundana. Não a pratique em isolamento. Esta prática é para ser feita enquanto você estiver fazendo alguma coisa. Você está comendo: continue comendo e esteja alerta a intervalos. Você está andando: continue andando e esteja atento aos intervalos. Você está indo dormir: deite-se, deixe o sono vir. Mas continue atento ao intervalo.  
Por que em atividade? Por que a atividade distrai a mente. A atividade chama sua atenção a todo momento. Não se distraia. Esteja fixado no intervalo e não pare a atividade; deixe a atividade continuar. Você terá duas camadas de existência – fazer e ser.
Nós temos duas camadas de existência: o mundo do fazer e o mundo do ser, a circunferência e o centro.
Continue trabalhando na periferia, na circunferência: não pare. Mas continue trabalhando atentamente no centro também. O que acontecerá? Sua atividade se tornará uma atuação, como se você estivesse representando um papel.
Todo mundo pensa que está vivendo a vida. Não é a vida, é apenas um papel. - um papel que lhe foi dado pela sociedade, pelas circunstâncias, pela cultura, pela tradição, pelos pais, pela situação. Foi-lhe dado um papel e você o está representando; você se tornou identificado com ele.   
Quando esta técnica é praticada, ela ajuda a interromper a identificação que temos com muitos papéis que desempenhamos na nossa vida.

FAZENDO DO SIM UM MANTRA

Quando: todas as noites, antes de dormir, por pelo menos 5 minutos;  então, novamente, a primeira coisa da manhã, por pelo menos 3 minutos; também durante o dia, quando quer que você se sinta negativo, sente-se  e faça isso: comece a colocar sua energia no sim, faça do sim um mantra.  Sente-se na sua cama, comece a repetir “Sim...sim...sim...” Entre em sintonia com ele. Primeiro você estará apenas repetindo e, então, comece a senti-lo.  Comece a se balançar com ele, permita que ele se espalhe por todo o seu ser, da cabeça aos dedos dos pés. Deixe que ele o penetre profundamente.
Se você não puder dizê-lo alto, pelo menos silenciosamente diga: “Sim...sim...sim...!”
 
 SOBRE A ENERGIA DO SIM
 
“A vida não pode ser vivida através do NÃO e aqueles que tentam viver a vida através do não, simplesmente vão perdendo a vida. A pessoa não pode fazer uma morada no não, porque o não é simplesmente vazio. O não é como a escuridão. A escuridão não tem existência real; ela é simplesmente a ausência de luz. É por isso que você não pode fazer nada com a escuridão diretamente. Você não pode empurrá-la para fora do quarto, você não pode atirá-la para dentro da casa do vizinho; você não pode trazer mais escuridão para dentro da sua casa.
Nada pode ser feito diretamente com a escuridão, porque ela não tem existência real.
Se você quiser fazer algo com a escuridão, apague a luz; se você não quiser a escuridão, acenda a luz. Mas tudo que você tiver que fazer terá de ser feito com a luz.
Exatamente do mesmo modo, o sim é luz, o não é escuridão.
Se você quiser fazer alguma coisa em sua vida, você tem de aprender os caminhos do SIM.
E o sim é tremendamente belo. Simplesmente dizê-lo é tão relaxante! Deixe-o tornar-se seu estilo de vida. Diga sim às árvores e aos pássaros e às pessoas, e você ficará surpreso: a vida se tornará uma benção se você souber dizer sim. A vida tornar-se-á uma aventura”.
Mas, cuidado, não vá dizer sim ao mal, à dor, à tristeza. Busque, sempre, o antídoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário