domingo, 11 de novembro de 2012

912-Iniciar-se para a Verdade



A busca da Verdade

Quantas vezes você já ouviu a frase “conhece a verdade e ela te libertará”? Não foi um nem dois autores desta ótima sentença. O problema está em que só os iniciados têm a ocasião de descobrir qual é a verdade que se deve procurar. Os grandes filósofos do passado sugeriam a descoberta de Deus. Deus não pode ser descoberto pela mente humana. Seria mal comparar trazer um índio do sertão brasileiro para dentro de um avião a jato e dizer-lhe “voa!!!”
Na mente do índio não cabe o avião – que ele nunca viu, talvez o ouviu cruzando os céus –, mas, muito intrigado pode ter imaginado ser um deus mandando algum recado. Imagina o índio fazendo a parafernália acionar-se e sair do chão...
Assim, a mente humana não tem como imaginar Deus e muito menor entender como funciona a sua engenharia.
Mas, os afoitos gostariam de possuir o poder de concorrer com Deus e até conseguem de maneira paupérrima.
A verdade que o iniciado é chamado a buscar é a sua.
Certamente, não caímos da caçamba e não estamos aqui por acaso. A junção do espermatozóide com o óvulo que deu causa ao nosso corpo físico não foi um ato casual, nem é casual a mamãe e o papai e os nossos irmãos; eles não foram achados nalgum depósito de seres disponíveis para estarem conosco nesta jornada; e por aí vamos anotando o que mais tenha ocorrido: a formação escolhida, a profissão, o cônjuge, os filhos e até a cidade escolhida para morar...
Essa verdade é a única que roça a nossa face, ameaça aparecer atrás do véu, cobra nosso discernimento e pede passagem como as águas de uma vertente que busca o rio e do rio que busca o oceano.
Trabalhar estes conteúdos, perguntar-nos o por quê de todas as coisas, as conquistas, os solavancos, as pessoas que cruzam o caminho, os sustos, os prêmios, uma extraordinária combinação de “ss”, “rr” e “ff” para serem decifrados, entendidos, sabidos, incorporados, como parte do quebra-cabeça que é a vida é, por certo, a verdade maior a ser procurada.
Do mesmo modo que a ciência passou a entender o corpo humano quando chegou à minúscula célula e agora já está além do átomo, nós também entenderemos a vida quando encontrarmos a nossa verdade íntima.
Queres procurá-la? Amanhã tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário