sexta-feira, 23 de novembro de 2012

922-Iniciar-se para a Verdade


QS o novo e verdadeiro quociente

Como vimos nesta série e em outros textos, tudo evolui, tudo anda. Ficamos alguns anos do século XX acreditando que a medida definitiva da inteligência humana era obtida pelo QI - Quociente de Inteligência, pura e simplesmente. Mas, ainda na década de 1990 esse entendimento foi destronado pela nova descoberta, a do Quociente da Inteligência Emocional, oportunidade em que se fez a maior festa novamente porque havíamos descoberto que a nossa inteligência tem predicados suscetíveis de serem influenciados pela emoção. Ainda antes da passagem do milênio vieram à tona os estudos do Quociente da Inteligência Multifocal e novamente aprendemos que a nossa inteligência tem múltiplos predicados suscetíveis de serem influenciados por vários fatores, claro, sem excluir o emocional. E entramos no século XXI fogueteando a descoberta de novo quociente, o QS (que em virtude das autoras serem de fala inglesa, as norte-americanas Danah Zohar & Shana Marshal, escreve-se com S {Spiritual) – que quer dizer Quociente Espiritual), esclarecendo-nos que a verdadeira inteligência reside no espírito. O QS está ligado à necessidade do ser humano ter propósito e objetivo na vida, isso que tão exaustivamente esta série vem explorando quando fala dos sonhos – sonhados de olhos abertos e reforçados pelos insights do espírito enviados pelos sonhos sonhados de olhos fechados e também pela prática meditativa, que ainda será enfocada.
As autoras dos estudos do Quociente Espiritual conseguem provar cientificamente a origem a inteligência humana, localizando-a no espírito e obrigando toda a ciência a rever seus conceitos diferentemente elaborados. Evoluímos, pois, pois. Que ótimo!

VENCER COM A ALMA

Sempre que contrariamos as leis naturais pagamos um preço que nos obriga aprender a lição ou sucumbir, dentro da lógica de adaptar-nos às leis da vida ou sermos ejetados para fora de um determinado sistema e mandado para outro. Onde estão as regras da vida? Nela. Muito já se sabe por pesquisa e observação, mas a alma que habita em nós pode ser a melhor conselheira. Está tão próxima de nós e tem total interesse em nosso sucesso! E o que fazemos nós? Nem mesmo lhe perguntamos “como estamos dirigindo?”
Se somos capazes de mover o mundo para aprender uma profissão, ter renda, conforto, prazer, por que não ter em casa um laboratório especializado em sucesso?
Sugestão de Wilda Tanner (coisas simples): Manter contínua observação aos sentimentos, emoções, percepções, sonhos e outros sinais, fazer disso um hábito de anotar e refletir sobre os conteúdos e buscar nisso tudo coerências, nexos. Fazê-lo sem pressa, sem casuísmo, acreditando na única coisa da qual não podemos duvidar: nós existimos e isso não é um acaso nem uma brincadeira.
O que faz o navegador quando inicia uma travessia? Checa todo o equipamento de bordo, pega as cartas climáticas, examina todas as possibilidades de mau tempo, faz previsões, tem sempre um plano B. Em que nossas vidas são diferentes da situação do navegador? Quando Wilda nos pede para prestar atenção, anotar, refletir, meditar, sopesar sobre eventos de nosso dia-dia, inclusive sonhos, ela pede que sejamos gestores de nossas vidas. Quem queira chegar a algum lugar, não pode viver à deriva, ao sabor das ondas, tem de ter um rumo, optar por um desafio. Nisso se aloja a missão.
A nossa civilização ficou muitos séculos afastada de nossas conexões com a porção sagrada que habita em nós e agora temos de ter paciência para desconstruir as cadeias e reconstruir as pontes.
Através da interpretação que fizermos dessa leitura (sentimentos, emoções, percepções, sonhos e outros sinais), irá nascendo o objetivo de viver a DIGNIDADE DIVINA QUE SOMOS e irá se revelando o magnífico mundo da felicidade e do sucesso, contidos em nosso plano para esta vida.
Podes crer, leitor, nossa passagem pelo corpo não inclui o fracasso, nem a destruição. Fracassar e destruir é descaminho.
Se soubermos meditar sobre isso, melhor será. E sobre isso temos de abrir também outra série, neste blog, adiante.  
As pesquisas sobre o pensamento empreendedor, sobre a iniciativa e sobre a realização pessoal ainda são muito pouco conhecidas. Mas, há uma crescente preocupação com o preenchimento do vazio existencial das pessoas de todas as idades. Há, hoje, inúmeros multiplicadores desses ideais fazendo o possível para que mais gente abandone a depressão ou tédio (doentios) por não saberem o que vieram fazer no planeta ou estarem fazendo as coisas com enorme dose de insatisfação. Com isso, esses multiplicadores buscam contribuir para a construção de pessoas mais responsáveis e mais comprometidas com as suas próprias qualidades e com seus próprios sonhos.
Aprender isso é viver.
Viver é sonhar.
Sonhar e acreditar nos desígnios dos sonhos, faz toda a diferença.
Isso também é estar em linha direta com o Espírito.
Já fiz uma breve referência, atrás, sobre uma série específica sobre meditação, que o blog abordará. Continue acessando e lendo nossas postagens e aguarde para breve a série orientadora sobre meditação.

Bibliografia de Apoio à Série 909-922:
Csikszentmihalyi, Mihaly – “A Descoberta do Fluxo” – Ed. Rocco
Denis, Leon - “O Problema do Ser, do Destino e da Dor” – FEB
Dolabela, Fernando – “A Ponte Mágica” – Editora de Cultura
Dolabela, Fernando – “O Segredo de Luísa” – Editora de Cultura
Kardec, Allan – “O Livro dos Espíritos” – Editora Petit
Stoltz, Paul G. – “Desafios e Oportunidades” – Editora Campus
Tanner, Wilda B. – “O Mundo Místico, Mágico e Maravilhoso dos Sonhos” – Editora Pensamento
Young, Evelyn M. – “Sonhos” – Editora Avatar.
Zohar, Danah & Schana A. Marshal. “QS: Inteligência Espiritual“, Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário