segunda-feira, 26 de novembro de 2012

925-Iniciar-se para a Meditação


Meditar conversando com o espírito

Comece por respirar com consciência ao dormir e ao acordar.
Não se aborreça, para aprender a meditar você terá de mudar muita coisa que hoje você faz de um jeito inconsciente e torna inconsciente um montão de outras coisas.
Juro que você nunca havia treinando mastigar e engolir as refeições com consciência. Vá além, antes de colocar os alimentos à boca, olhe para eles, imagine de onde surgiram até chegar ao seu prato. Se for uma fruta, imagine ela na árvore, como flor, como botão, como fruto verde, como fruto maduro, sendo colhido, acondicionado, transportado, até chegar à sua mão.
Você já jogou tênis? Imagine quanto de preparação é necessário para aprender a bater na bolinha, dar direção a ela, rebatê-la com precisão. Você está se oferecendo a um jogo muito mais delicado: jogar um jogo entre a sua mente e a sua alma. Então, se realmente quer aprender a jogar, treine, treine muito. Não se aborreça. Os grandes vencedores são aqueles que ensaiam muito, treinam muito.
Iremos escolher apenas o método mais simples, o mais fácil e aplicável a todos. E simplesmente esse único método pode se espalhar por todo o mundo. Esse método chamado de 'testemunhar a respiração', é igualzinho aos da escola budista. A diferença virá adiante. É um método muito simples.
Nos seus momentos de silêncio, quando você estiver sentado, deitado, ou viajando num trem, num ônibus, num avião, numa fração de dois minutos ou pelo tempo que você queira, feche os olhos e observe a sua respiração. O ar entra e você vai junto com ele lá no fundo dos pulmões; ele sai e você sai junto com ele. Fique assim pelo tempo que puder, quantas vezes for possível no dia, nos dias, na noite, nas noites. 
Às vezes você está se sentindo sem sono e está simplesmente deitado na cama; não se importe com o sono, simplesmente faça o método. Ele fará os dois trabalhos - ele lhe dará um profundo silêncio meditativo, e simplesmente por fazê-lo, você só saberá amanhã, quando acordar que, em algum lugar, o sono entrou você passou a noite. E os sonhos que vierem, serão muito mais calibrados com sua vida.
Atenção para esta coisa maravilhosa e estranha: ao meditar e cair no sono, você acordará meditando.
Isso significa que, de um modo sutil, que no seu inconsciente profundo o método continuou; toda a sua noite se tornou uma meditação. Por isso, os sonhos serão mais calibrados.
Ora, esse é o período mais longo que você pode ter para meditar. Então medite dormindo. E o seu sono será de uma qualidade diferente: mais silencioso, mais relaxado, mais rejuvenescedor. E por seis, oito horas, subliminarmente, o testemunhar continua. De manhã, quando você tornar-se consciente de que está acordado, você ficará surpreso: você está testemunhando sua respiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário